quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Mais areia na bunda

Olhei para os dois empanados de areia: os cílios pesados com aquela poeira fina, os dedos afundando num montinho (e depois na boca), o maiô PP todo desajeitado. Entretidos, com aquele sorriso silenciosamente concentrado. Fiquei hipnotizada. Meus priminhos estavam com três anos e haviam superado a fase colinho/chatices. Curiosa, a prima mais velha observava aquelas duas crianças na praia totalmente desligadas do que as cercava. E daí que o casal da mesa ao lado discutia aos berros? E que o protetor solar havia vencido há horas enquanto o sol torrava-lhes as costas? E que os pais, os tios e os amigos dos tios comentavam sobre um acidente de jet ski que acabara em morte naquele pedaço de mar em frente? E que a Faixa de Gaza gerava outra guerra no Oriente Médio? E que a crise financeira havia congelado vagas de emprego em 2009?

A única e desesperadora preocupação daqueles bochechudos era achar um bom palito de sorvete descartado no chão por algum mal-educado. Riscar os contornos do castelinho, certamente, era bem mais interessante. Concordei. Afastei minha cadeira de plástico e me estatelei naquela areia gelada. Não foi simples assim. Demorei pra entrar na "bolha" do Caio e da Andressa. Por alguns minutos, a fútil preocupação de que quando a brincadeira acabasse eu precisaria atravessar milhares de pessoas com a bunda imunda até a água... Verdade: quase desisti.

Me dei conta de quantas coisas deliciosas eu perdi na infância e mesmo agora (fase dita adulta) por medo de me sujar. De me importar com o que os outros pensam. E dar importância demais ao que eu mesma penso. Coisa chata se levar tão a sério. Aos poucos, consegui esquecer minha bunda, a areia grudada, algumas vizinhas e vizinhos de guarda-sol assistindo a cena. Quando enjoamos dos castelinhos e caminhei com eles até o mar, superando toda aquela aflição idiota, vem a Andressa e me solta: "Nat, agora a gente vai brincar de pega pega". Quem disse que eu lembrei dos quilos a mais, da parte de cima do biquini que fazia tentativas de fuga, do cabelo desgrenhado?

4 comentários:

Rach disse...

esse é um bom exercício de não se levar tão a sério.
não é bom sujar a bunda de areia, amiga? sair do protocolo de vez em quando dá uma sensação orgásmica de liberdade.

Rach disse...

ah, e o biquini que fazia tentativas de fuga era o da mulata brasil?
hahahaha

Anônimo disse...

Que delícia brincar, soltar a criança ,que nunca morreu nem cresceu (como peter pan), mas que quase sempre fica encolhidinha dentro da gente...esperando o precioso momento de ser lembrada, acarinhada como deve ser toda criança.
Amo voce
Ah...e a Andressa não é linda??
beijosmeliga rsrs

Anônimo disse...

Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh... Não acredito que você teve coragem de correr gorda e de topless na praia!!!!!!!!!!
Medo de se sujar? Nunca ouviu falar em OMO???

Rach.. tu ficou me devendo um bar naquele dia do lançamento do livro do Camilo!