quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Nó de uma orelha só


É verdade: os cadarços eu ainda amarro daquele jeito. Duas orelhinhas, cruza e dá a volta por dentro. Até os dez anos, importa é que os pés estão calçados. Mas, depois disso... Eu é que desisti de usar tênis. Cansei de asfixiar sempre, daquela maneira infantil, a frustração por não conseguir executar o movimento tão óbvio. Me explicaram quinhentas milhões de vezes a arte do nó adulto. Debochando, mostrando cada etapa bem-de-va-gar-zi-nho, desenhando no papel. Daí vez ou outra eu finalmente conseguia, decorava (!) e o mestre se enchia de glória. Vã, claro. Em menos de meia dúzia de tentativas, eu esquecia. Então aposentei meus tênis. Hoje pensei no único par guardado no armário. No nó que eu não sei fazer. Porque, de vez em quando, nem todas as instruções do mundo ajudam a gente a se livrar dos mesmos erros e das velhas manias. Uma amiga disse que isso ninguém mais me ensina. "Descobre-se sozinho, numa espécie de estalo". Prometi a ela descansar o salto alto e gastar mais a sola (e os cadarços) do meu tênis.

3 comentários:

Marina Gurgel disse...

Ai Nathy!
Mais uma vez me identifiquei com seus posts!
Amarro os cadarços assim, e às vezes, numa época já longínqua, em paris, o tristan até amarrava pra mim, pq era inverno e eu era obrigada a usar tênis!
Também não uso mais muito tênis, mas toda vez que uso... eles desamarram, porque os meus dedinhos vespremidos, reclamam!
Te amo! Saudades!

Rach disse...

enquanto lia o post, pensei: pô, será que ela não vai mencionar que precisa usar mais o tênis? ahá!
amei o post.

e me use sempre que precisar...

Carla disse...

Sua amiga é sábia...chega uma hora na vida adulta que as descobertas acontecem de repente, de dentro pra fora. Esse "de repente" é ilusório pois no fundo a gente precisou é de muito tempo com aquilo ruminando,digerindo, florescendo até a hora de romper a casca.
Tem um texto que diz isso, algo como ter sido preciso 100 marteladas até que o prego perfurasse a superfície, e não foi a última, mas as 99 marteladas anteriores que tornaram aquilo possível.
Use mais seus tênis, vc vai gostar.
beijos